8ª São Silvestre Espinho

Organizada pelo segundo ano consecutivo pela Running Espinho e pela Câmara Municipal de Espinho, decorreu no passado sábado, dia 7, a 8ª edição da São Silvestre de Espinho, prestigiada prova nortenha, que à semelhança da edição anterior contou com um dos maiores prize-money entre as suas semelhantes.

Com uma linha de partida com atletas de renome mundial, dos 1500 inscritos passaram a linha de meta 1100 participantes, entre corrida, caminhada e contando também com os mais pequenos que participaram na São Silvestre Kids.

Ainda não tinham passado 30 minutos do início da prova quando os primeiros atletas cortaram a linha de meta. Francisco Rodrigues (SC Braga), Luís Oliveira (SL Benfica), Paulo Barbosa (SC Braga), João Almeida (R. Águeda) e Bernardo Rocha (Salgueiros) constituíram, por esta ordem o pódio masculino, e Solange Jesus (Feirense), Carla Martinho (R. Âgueda), Sara Duarte (SC Braga), Rafaela Fonseca (R. Águeda) e Maria Carvalho (ADRAP), o pódio feminino.

Podemos concluir que esta prova foi efetivamente um sucessio.

A São Silvestre de Espinho em números:

  • 1500 inscrições;
  • 1100 finishers;
  • 100 pessoas envolvidas na organização do evento entre Running Espinho, Câmara Municipal de Espinho, Proteção Civil de Espinho, PSP Espinho e Bombeiros de Espinho;
  • 10km de percurso numa só volta;
  • 29 minutos demorou o primeiro atleta masculino a concluir a prova;
  • 33 minutos para a primeira atleta feminina a concluir a prova;
  • 10 atletas concluíram a prova em menos de 32 minutos;
  • 50 atletas concluíram a prova em menos de 35 minutos;
  • 100 atletas concluíram a prova em menos de 38 minutos;
  • 95 operacionais entre Bomveiros, Polícia a Proteção Civil
  • 25 veículos dispostos por toda a cidade
  • vários recordes pessoais
  • vários atletas que participaram numa prova pela 1ª vez.

E este sucesso deve-se também ao forte dispositivo de prevenção e resposta das Forças de Segurança e de Proteção e Socorro – umas visíveis outras não. Este ano houve um reforço de segurança ao nível do balizamento de pontos de entrada de veículos no circuito da prova, de forma a evitar acidentes de cruzamento entre atletas e veículos. Esta estratégia permitiu não só responder com prontidão a qualquer ocorrência que se verificasse na corrida, como aconteceu num caso, mas também garantir que as respostas às ocorrências do dia-a-dia não fossem prejudicadas, como efetivamente não foram. A eficácia desta estratégia foi testemunhada pela nossa participação no Posto de Comando Municipal, juntamente com os representantes de todas as entidades.

Muito obrigado aos profissionais envolvidos por garantirem a segurança de todos os atletas, participantes, staff e população, a quem reforçamos o agradecimento pela compreensão pelos constrangimentos causados.

Elevamos e levamos assim o nome de Espinho e do Atletismo a várias cidades do país, representadas pelos atletas profissionais e amadores do panorama nacional que participaram nesta prova.

Um agradecimento muito especial aos patrocinadores por apoiarem este magnífico evento.

Marcamos já encontro para o primeiro sábado de 2024.

Fotos do evento no site dos parceiros FOTOP.pt e no Facebook da 8ª São Silvestre de Espinho

 

 

OUTRAS EDIÇÕES: